Curso Teórico e Prático direcionado para profissionais de Reabilitação.
A ênfase do curso é dar os princípios neurofisiológicos, conhecimento teórico e prático do Método Taping como uma ferramenta complementar para o tratamento de crianças com desenvolvimento motor atípico, com objetivo de facilitar a na aquisição das etapas motoras possíveis para melhor participação nas atividades do dia-dia.
Como relacionamos o avanço nas habilidades motoras com o ganho de controle motor do tronco, iremos apresentar técnicas nos três planos de movimento: sagital, frontal e transversal com objetivo de facilitar e promover o controle de tronco nesses planos de movimentos.
Utilizar a bandagem terapêutica pelo Método Therapy Taping® tem como objetivo proporcionar o melhor desenvolvimento neuropsicomotor aos pacientes que se beneficiarão do método. Todo o processo terapêutico visa a estimulação das vias nervosas (aferentes e eferentes) adicionando emoções a esses estímulos. Usar a bandagem terapêutica é buscar a integração sensorial corporal para melhor adaptação ao ambiente. É fazer com que o indivíduo possa obter melhor controle de postura e movimento. Com exceção de pensar e sentir, a única forma que temos de reagir as adaptações ambientais é sentindo e contraindo os músculos.
Objetivos
- Adquirir conhecimento do conceito da estimulação Tegumentar.
- Ter conhecimento de técnicas básicas de aplicação em tronco
- Práticas de técnicas complementares (MMSS e MMII).
Público Alvo: Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Profissionais e Acadêmicos).
Carga Horária: 14 horas/aula
Ministrante: Dra. Priscilla do Amaral Campos e Silva
Certificação: Taping Therapy Association.